Ratos e demônios

Dimas Márcio Oliveira Trindade

Estou escrevendo este texto porque percebo que as pessoas, completamente revoltadas com a desonestidade e com a corrupção da classe política, consideram apenas estes dois como problemas políticos. Mas não é assim que a banda toca. É claro que governantes que desviam dinheiro público e se enriquecem desonestamente através do Estado são um grande problema. Porém, se o problema se limitasse a apenas isso, poderíamos ficar muito mais tranquilos. Honestidade para com o dinheiro público não quer dizer que o sujeito seja um bom governante. Ele pode ser até MUITO PIOR do que um político corrupto, mesmo estando desinteressado no seu dinheiro.
Praticamente todos os maiores canalhas genocidas eram dignos com relação ao dinheiro público. Todos eram movidos politicamente por filosofias aparentemente bonitas, baseadas em justiça e igualdade através da mão firme do Estado. E isso que fazia e faz deles homens íntegros com relação ao dinheiro, mas psicopatas com relação à vida humana. Em nome da igualdade de classes e do fim da "exploração financeira", pessoas são fuziladas e torturadas; em nome de uma nação justa, coletiva e grande, pessoas são asfixiadas em câmaras de gás; em nome do triunfo comunista, pessoas morrem de fome e são jogadas em valas enormes, com verdadeiras montanhas de corpos. Mas o dinheiro público permaneceu intacto. O dinheiro estatal fora usado apenas para atender às tarefas estatais, como deve ser. O problema eram essas tarefas estatais. As vítimas perderam suas liberdades, passaram a ser propriedade do Estado, perderam suas vidas ou de seus parentes, enquanto seu dinheiro não ia para o bolso de nenhum político, pois o governante era um homem fiel aos seus valores e propósitos.

A questão é: o dinheiro não é a mesma coisa que o poder. Um rato corrupto é apenas um rato, diante de um demônio totalitário e metido a justiceiro.

Cuidado com os justiceiros cheios de caráter e com um lindo discurso  sobre fazer justiça através do Estado. Pois sua linda aparência esconde sua verdadeira face assassina e psicopata, a qual, alguns, infelizmente, só conhecem quando é tarde.

Comentários